terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dia de São martinho

De certeza que já ouviste falar do verão de São marinho, mas sabes porquê? Existe uma lenda já muito antiga que te vamos contar, e começa assim:

Há muitos anos atrás, num certo dia de Outono, um soldado romano chamado Martinho viajava no seu cavalo. Chovia torrencialmente, trovejava... e o céu estava tão escuro que parecia que ia anoitecer muito mais cedo do que o normal para aquela época do ano. Era, na verdade, uma grande tempestade.

Martinho seguia o seu caminho quando ouviu uma voz pedindo socorro. Era um mendigo, cheio de frio, que pedia ajuda a quem passava naquela estrada.

Martinho parou o seu cavalo para ajudar aquele pobre homem. Ele tremia, estava cheio de frio e já se sentia muito fraco.

Ao ver o pobre homem, Martinho tirou a capa que lhe cobria as costas, cortou-a ao meio com a sua espada e ofereceu metade da capa ao mendigo, para que ele se agasalhasse e se protegesse contra o frio que se fazia sentir naquele dia de Outono, que mais parecia um dia de Inverno.

Assim que Martinho cobriu o mendigo com a metade da sua capa, um milagre aconteceu: a tempestade passou, o céu ficou azul, a chuva parou e o sol aqueceu a Terra com os seus raios quentes, como se quisessem abraçar o soldado Martinho por aquela boa acção. Parecia um dia de Verão.

A partir desse dia, todos os anos, o sol costuma aparecer para aquecer a Terra e lembrar a todas as pessoas crescidas, e a todos os meninos, esta boa acção de S. Martinho, para que sigam o seu exemplo e sejam amigos uns dos outros. É o Verão de S. Martinho.

Na nossa escola o são Martinho também foi comemorado, e o tempo até deu uma ajudinha. Coseram-se castanhas numa grande panela e todos comemos. Também fizemos um painel alusivo ao tema, para que todos pudessem aprender a lenda de são Martinho.




5 comentários:

Anónimo disse...

ola andré

Cristiaana disse...

Que lindas coisas que voces vizeram mesmo lindas

Anónimo disse...

ola luis

Anónimo disse...

QUE LINDA MAE NATAL.
PROF MARA . DE TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA DA SALVADA

alina disse...

no s. martinho vai a adega e prova o teu vinho.